"Uma dezena de editores e distribuidores internacionais têm encontro marcado para hoje na Reitoria da Universidade do Porto (UP), o “Dia do E-Book”.
No centro da discussão vai estar o sistema «E-Book», sendo que o objectivo é apresentar à comunidade científica e estudantil da UP as diferentes plataformas de acesso a livros electrónicos disponíveis no mercado.
“Em termos de «E-Book» nada foi feito em Portugal”, disse Clara Macedo, directora da Biblioteca Virtual da Universidade do Porto (BVUP), classificando este sistema virtual de “ler livros científicos” online ainda “muito verde a nível nacional”. “Penso que a UP está avançada neste aspecto”, afirmou.. O “formato em papel” está a ser substituído pelo “formato electrónico”, e destina-se, sobretudo à área científica e de investigação. “Por exemplo, é impensável ler um romance em formato electrónico”, alegrou a responsável pela BVUP.
Clara Macedo adiantou que “o sistema «E-Book» apresenta vantagens”, especificando que “as enciclopédias ou os dicionários são mais fáceis de consultar electronicamente, porque poupa-se tempo, e não exige conservação”. Por outro lado, defende a responsável, “livros de medicina, sempre a desactualizar, compensa obtê-los em formato electrónico”. “Há distância de um click, com a password da universidade, qualquer aluno ou professor pode consultar electronicamente os livros da BVUP”, observou ainda.
Hoje a UP recebe representantes de publicações científicas mundiaiss - Oxford Press, Ebsco ou Elsevier - que vão partilhar “as potencialidades do novo formato electrónico para a disseminação de livros de carácter científico”. “Os editores apresentarem as facilidades de cada plataforma para que o público esteja atento e saiba qual escolher” é nas palavras da directora, “o objectivo central.
Clara Macedo explicou também que “é preciso dar a conhecer o sistema aos autores portugueses, para que estes saibam como podem depositar o seu livro na plataforma e que vantagens isso pode trazer”. O grande problema nesta discussão, exclama a directora, “são as bibliotecárias terem medo que o utilizador pesquise a partir de casa e que percam clientes”. “As bibliotecárias terão de assegurar outras competências, e não as de guardadoras de livros”, aludiu.
A Biblioteca Virtual da Universidade do Porto (BVUP) é a maior do País, segundo dados da própria BVUP. A biblioteca registou até final de 2006 mais de 30 mil títulos científicos ao dispor da comunidade da UP. A BVUP disponibiliza ainda 34 bases de artigos científicos internacionais e a pesquisa de mais de 197 mil registos bibliográficos constantes dos catálogos das 24 bibliotecas da UP. A BVUP promove hoje a iniciativa, ao longo do dia, de reunir na UP editores internacionais para debater o sistema "E-Book"
Joana Soares Fonte: O Primeiro de Janeiro -7-2-007
UP procura aumentar utilização de "e-books" científicos Representantes das mais importantes plataformas de publicações científicas mundiais, como a Oxford Press, a Ebsco ou a Elsevier, vão estar esta quarta-feira na reitoria da Universidade do Porto (UP) para mostrar as potencialid ades deste sistema de compra de livros científicos electrónicos ("e-book"). A compra de "e-books" pode ser feita directamente aos editores ou através de plataformas que reúnem uma grande quantidade de livros especializados em determinados temas. As plataformas são uma espécie de "estante virtual", com "vantagens e desvantagens" para quem compra as obras, explica Clara Macedo, a directora da Biblioteca Virtual da Universidade do Porto (BVUP), serviço que organiza o Dia do E-Book na instituição. Entre os problemas deste sistema de compra, estão dificuldades no manuseamento e leitura das obras e a inexistência de um formato comum (como o PDF), diz Clara Macedo. A responsável destaca a afluência ao encontro – 100 inscritos, incluindo estrangeiros -, que reflecte a pouca implementação das obras electrónicas em formato digital. "Há muitas bibliotecas com obras digitalizadas, mas não são 'e-books' [pensados de raiz]", observa a directora. "A situação em Portugal não difere muito dos outros países. Os problemas são mais ou menos os mesmos". A BVUP agrega todas as bibliotecas das faculdades e unidades da instituição. Coordena ainda o acesso electrónico às publicações científicas internacionais para os estudantes, docentes e investigadores de toda a universidade. No ano passado, a BVUP contava com 30.607 títulos científicos disponíveis, número que faz dela a maior biblioteca a nível nacional em acessos a títulos electrónicos." Pedro Rios
Fonte: JornalismoPortoNet - 7-2-007
Consultar Programa do Evento
Etiquetas: Bibliotecas Digitais e Virtuais, Bibliotecas Universitárias, Informática Internet e Bibliotecas, Livros e Leitura |